Julho 2016

 

Newsletter

 

Newsletter No2

Esta newsletter apresenta novas informações sobre o Projeto TIME e relembra os principais aspetos relacionados com a implementação das atividades do projeto. São apresentadas as principais conclusões sobre os primeiros eventos multiplicadores organizados em alguns dos países parceiros, assim como são partilhadas as informações sobre os próximos eventos e produtos do projeto.

 

 

 

Eventos nacionais para a apresentação dos resultados da investigação

Na newsletter anterior, partilhámos informações sobre os eventos multiplicadores que foram implementados na Grécia e na Áustria. Aqui, fornecemos uma visão geral dos restantes eventos multiplicadores implementados nos restantes países parceiros do projeto TIME.

Os participantes nestes eventos foram representantes de serviços públicos que intervêm com estrangeiros, instituições na área da migração, organizações não-governamentais, professores académicos, cientistas e jornalistas da comunicação social nacional.

Os eventos multiplicadores foram implementados com o objetivo de apresentar os primeiros resultados do projecto TIME, nomeadamente o Relatório de investigação sobre mediação intercultural para imigrantes (MIpI) na Europa e a Descrição de 10 boas práticas de formação de MIpI na Europa e sugestões para a sua transferência. Em cada país parceiro, o evento multiplicador constituiu uma oportunidade para a discussão sobre questões relacionadas com a necessidade e os problemas da mediação intercultural. De seguida, apresentam-se  as conclusões de cada evento multiplicador.

 

Itália

Este evento multiplicador teve lugar no Centro para a Migração, Asilo e Integração Social (sede do Programa Integra) a 28 de outubro de 2015. De seguida, são apresentadas as principais conclusões e questões relacionadas com a mediação intercultural em Itália, que devem ser tidas em conta no caso italiano e para o futuro desenvolvimento de produtos intelectuais:

• A figura de mediador intercultural integra dois campos profissionais: o de trabalhador social e o de intérprete profissional

• As principais áreas de intervenção da mediação intercultural em Itália são o apoio jurídico, a educação e assistência na saúde

• Durante as formações de mediadores interculturais não há tempo suficiente para aumentar o conhecimento de outras línguas

• Em Itália, não existe uma formação específica sobre diferenças religiosas, um sector fundamental para aprofundar o conhecimento sobre os cidadãos estrangeiros

• Os mediadores interculturais precisam de conhecimentos especializados na área da saúde

• Uma competência-chave dos mediadores interculturais é a gestão de conflitos entre diferentes grupos étnicos

• A interpretação remota pode ser um obstáculo e não uma oportunidade

• Os Fundos Estruturais Europeus devem ser utilizados para garantir uma maior estabilidade aos Mediadores Interculturais que trabalham em Itália

• Deve-se envolver as Regiões e os Municípios na realização de mais projetos de integração

• Deve-se envolver as equipas médicas no trabalho com os mediadores interculturais, para o interesse do paciente

Para mais informações sobre o evento e galeria de fotos, clique aqui.

 

 

Portugal

O evento sob o tema: "Mediação e Segurança Urbana: os Desafios da Formação" decorreu nas instalações da Polícia Municipal de Lisboa, a 26 de Janeiro de 2016, organizado pela Polícia Municipal de Lisboa. Foi conseguida uma representação alargada das autoridades locais e nacionais.

As principais conclusões foram sistematizadas por um professor universitário, Rogério Roque Amaro, que, com a sua vasta experiência em relação a esses temas, fez uma reflexão sobre quatro princípios que, na sua opinião, orientam as questões de mediação: territorialidade, parceria, participação e integração de ações, enfatizando a importância da mediação como garantia da sustentabilidade humana.

 

Para mais informações sobre o evento e galeria de fotos, clique aqui.

 

Polónia

A 23 de Outubro de 2015 foi realizada uma conferência nacional em Cracóvia, na Polónia, pelo parceiro polaco - Universidade João Paulo II, Cracóvia.

Os resultados do projeto ganharam o interesse do público e surgiram várias sugestões para promover os resultados dos projectos nas organizações ligadas aos imigrantes e continuar a cooperação já existente com o Gabinete para Estrangeiros. Os jornalistas também solicitaram o envio de informações atualizadas sobre o Projeto TIME, de modo a serem usadas nos seus materiais sobre imigrantes.

 

Para mais informações sobre o evento e galeria de fotos, clique aqui

 

 

 

Bélgica

Na Bélgica, o evento multiplicador foi realizado no SPF Santé Publique, Place Horta 40 à 1060 Bruxelas, a 30 de Outubro de 2015, com a participação de representantes de instituições da área da saúde que cooperam com mediadores interculturais. Os participantes destacaram algumas questões que o Projeto TIME deve ter em consideração, apoiar ou fornecer caminhos para a sua resolução:

        Cada vez surgem mais problemas culturais

        Os riscos sociais são muito importantes, mas nem sequer constituem uma matéria estabelecida em todos os currículos

        Os mediadores interculturais também precisam de liderança e de treinar competências de trabalho em rede. Nos hospitais, eles podem fazer campanhas em prol da interpretação e da mediação intercultural.

·         A necessidade de mediação depende do contexto e da evolução dos fluxos migratórios.

 

Atividade de Cooperação Transnacional em Essen

 

O Projeto TIME viajou para Zollverein, Essen, Alemanha. Por quê? A fim de participar e apresentar os seus resultados e conclusões no âmbito da conferência sob o título "Educação, participação, integração - Erasmus + e Refugiados", organizado pela Agência Nacional Alemã “Educação para a Europa”, no Instituto Federal para o Ensino e Formação Profissionais, com mais de 290 participantes de 23 países da União Europeia.

 

 

O Projecto TIME é um dos doze projectos Erasmus + relacionados com a integração dos migrantes, selecionados como uma boa prática digna de ser apresentada neste evento!

  

Se pretender saber mais sobre o evento, pode aceder aqui.

 

IO3 Produto intelectual 3 - Guia sobre o perfil desejado de MIpI e dos seus resultados de aprendizagem

O que um MIpI deve saber, compreender e ser capaz de fazer?

 

Um guia que apresenta em detalhe as capacidades, competências e outras características que a pesquisa demonstrou serem necessárias ou desejáveis para um mediador intercultural, está agora disponível!

Este guia fornece uma visão global sobre

• o perfil MIpI,

• as competências adquiridas através da formação

• os resultados de aprendizagem desejáveis - adquiríveis através da formação.

Deste modo, o guia serve de referência na concepção de programas de formação e ferramentas de avaliação eficazes, na deteção de possíveis lacunas ao nível das capacidades e necessidades de formação contínua do MIpI.

 

Pode aceder ao guia aqui!

 

 

IO4: Produto intelectual 4 – Curso de formação para mediadores interculturais para imigrantes  

Através de que tipo de formação uma pessoa poderá estar preparada para a prestação de serviços de mediação intercultural eficazes?

 

O Projeto TIME desenvolveu um curso abrangente e estruturado para atender às necessidades atuais e futuras dos Mediadores Interculturais Europeus para Imigrantes. O curso consiste num conjunto de 7 módulos de aprendizagem que podem ser combinados de forma flexível, de modo a complementar diferentes perfis de competências iniciais.

 

O curso de formação integra cinco partes que abrangem diferentes aspetos para o desenvolvimento de um curso de formação abrangente:

·         Conteúdos de formação

·         Metodologias de formação

·         Material de formação

·         Formação prática

·         Metodologias de avaliação

 

 

Próximos eventos & Produtos do projeto 

Um curso de estudo autónomo para formadores MIpI (Produto intelectual 5), bem como recomendações para a validação, certificação e acreditação da formação MIpI (Produto intelectual 6) estarão disponíveis em breve. Estão a ser planeados vários Eventos Multiplicadores para a apresentação dos produtos do Projeto TIME, que serão implementados durante o verão

Fique atento para receber notícias nossas!

Se deseja receber informações sobre os próximos eventos e atualizações de atividades, por favor inscreva-se.

 

Pode seguir-nos também no facebook (https://www.facebook.com/CulturalMediationSonetor?fref=photo )

 

 

Se não desejar receber a newsletter do Projeto TIME, entre em contacto connosco: infoly@olympiakokek.gr

EU flag-Erasmus+_vect_POS                                                                                                      

                     Co-funded by the European Union

Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. A newsletter do projeto TIME reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nele contida.